O VPS (Virtual Private Server)

O VPS (Virtual Private Server) é um servidor que hospeda sites e aplicações por meio da virtualização – técnica usada para criar ambientes virtuais privados a partir de um servidor físico. Este tipo de ambiente individual e independente permite ao administrador personalizá-lo de acordo com suas necessidades e ainda contar com recursos dedicados como processamento, tráfego, espaço em disco, IP dedicado e memória RAM, por exemplo.

Qual a diferença entre Hospedagem Compartilhada e VPS?

Enquanto os planos de hospedagem de sites funcionam em ambientes compartilhados, as hospedagens VPS estão alocadas em ambientes independentes e de fácil customização nos servidores. No VPS há espaço reservado para uso exclusivo e acesso root, o que garante autonomia no momento de configurar e personalizar o sistema. Você também pode migrar (saiba como) da hospedagem compartilhada para um plano VPS.

Qual a diferença entre VPS e Servidor Dedicado?

Assim como o VPS, o servidor dedicado garante ótima autonomia aos seus administradores. A principal diferença é que o servidor dedicado não usa a técnica de virtualização, mas opera diretamente em máquinas físicas. Por oferecer um ambiente exclusivo, escalável e muito estável, a infraestrutura de um servidor dedicado é mais cara que a de um VPS, o que é considerada outra grande diferença entre os dois servidores.

Quais projetos posso desenvolver usando um servidor VPS?

Os planos VPS são ideais para profissionais web como desenvolvedores e agências que precisam customizar diversos projetos. A solução também oferece ferramentas perfeitas para revenda de hospedagem de sites, como o WHM, para personalizar recursos, como limite de banda e espaço de disco e a possibilidade de contratar o WHMCS, para automatizar a gestão financeira. Quer ir além? Realize testes, desenvolva novos ambientes, crie servidores privados ou máquinas virtuais, instale aplicações (automações), faça manutenção de sistemas, backup de arquivos e muito mais.